fbpx

Blog

Opencart ou Magento, qual é a melhor Loja Virtual?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Esta é uma pergunta muito comum para quem vai abrir uma loja virtual ou está pensando em mudar de loja. Usando um termo mais técnico, a pergunta é: qual a melhor plataforma de comércio eletrônico? Entenda, a seguir, o que é plataforma.

Quando vc acessa uma loja virtual o que interessa é o conteúdo. Vc navega pelos produtos, categorias, cadastro e, eventualmente, chega a fazer um pedido. Na verdade, vc está navegando numa plataforma.

O OpenCart e Magento são plataformas de e-commerce, ou seja, são ambientes "vazios" prontos para inserir o conteúdo de qualquer segmento de comércio eletrônico, sejam produtos físicos ou para donwload. O conteúdo é, basicamente, o cadastro de produtos, suas imagens, textos, links, etc. 

Além disso, as plataformas permitem que sejam incluídos diferentes recursos de acordo à características dos produtos e dos clientes. Por exemplo: será preciso um recurso avançado de busca de produtos? Quais formas de pagamento os futuros clientes preferem utilizar? Qual será o método de envio, o tradicional Correio ou será usada uma Transportadora?

De acordo à necessidade, são incluídos recursos na plataforma para montar a loja virtual adequada ao seu negócio. Aqui é importante ter em conta que muitas novidades são criadas e começam a ser largamente utilizadas e as plataformas precisam de atualização constante. Por exemplo, pouco tempo atrás havia pouca visualização por celulares e tablets, agora os acessos nesses dispositivos podem chegar a metade ou mais do total de acessos numa loja online. As plataformas precisaram se atualizar para se adaptar a esta realidade. 

Por isso é importante verificar quem é responsável por desenvolver a plataforma e seus recursos.

 

A plataforma Magento foi criada em 2007 pela empresa Varien, depois foi adquirido pelo e-Bay e, desde o final de 2015 voltou a ser uma empresa independente. Basicamente o Magento tem duas grandes versões: Enterprise, comercial e voltada para grandes empresa e Community Edition, versão gratuita, de código livre. O desenvolvimento das atualizações é realizado pela comunidade de desenvolvedores e pela empresa Magento. Provavelmente é a plataforma mais utilizada no mundo. Saiba mais em magento.com

A plataforma OpenCart foi criada em 2009 por iniciativa de um programador inglês, Daniel Kerr. Houve uma versão anterior que não teve continuidade. Assim que foi lançado o OpenCart teve um crescimento muito rápido, impulsionado pela facilidade de uso e pela crescente comunidade de desenvolvedores. È uma plataforma totalmente gratuita e atualmente está entre as 5 plataformas mais utilizadas no mundo. Saiba mais em www.opencartbrasil.com.br

 

As duas plataformas Magento e OpenCart são utilizadas por dezenas de milhares de lojas online em todo o mundo (inclusive no Brasil).

 

Clique aqui para ver o comparativo dos recursos e custos para saber qual é a melhor plataforma

{line}

 
Crédito da imagem: designed by Blossomstar / Freepik

 

 

 

 



Direitos Reservados © 2010-2024 IEC Agência Digital IEC Internet E-Commerce. Proibida reprodução sem autorização expressa.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência, de acordo com nossa Política de Privacidade